PÁGINA: CÍRIO PASCAL

 

CÍRIO PASCAL

 O CírioPascal é o símbolo mais importante do Tempo Pascal. A palavra "círio" vem do latim "cereus", de cera. O produto das abelhas, hoje também usada a parafina. O círio é aceso na vigília Pascal como símbolo de Cristo – Luz, e que fica sobre uma elegante coluna ou suporte enfeitado. É a própria Luz de Cristo para toda igreja.

 O Círio Pascal é já desde os primeiros séculos um dos símbolos mais expressivos da vigília. Em meio à escuridão (toda a celebração é feita de noite e começa com as luzes apagadas), de uma fogueira previamente preparada se acende o Círio, que tem uma inscrição em forma de cruz, pode conter o cordeiro, apenas a cruz ou outros símbolos cristãos que remetam a Páscoa,  acompanhada da data do ano e das letras Alfa e Omega, a primeira e a última do alfabeto grego, para indicar que a Páscoa do Senhor Jesus, princípio e fim do tempo e da eternidade, nos alcança com força sempre nova no ano concreto em que vivemos. O Círio Pascal tem em sua cera incrustado cinco cravos simbolizando as cinco chagas do Senhor da Cruz.

 Na procissão de entrada da Vigília se canta por três vezes a aclamação ao Cristo: "Eis a Luz de Cristo. Demos graças a Deus", enquanto progressivamente vão se acendendo as velas dos presentes e as luzes da Igreja. Depois o círio é colocado em lugar de destaque no altar, e se proclama em torno à ele, depois de incensá-lo, a solene Pregação Pascal.

 Além do simbolismo da luz, o Círio Pascal tem também o da oferenda, como cera que se consome em honra a Deus, espalhando sua Luz.

 O Círio Pascal ficará aceso em todas as celebrações durante as sete semanas do tempo pascal, ao lado do ambão da Palavra, até a tarde do domingo de Pentecostes. Uma vez concluído o tempo Pascal, convém que o Círio seja dignamente conservado no batistério. O Círio Pascal também é usado durante os batismos e as exéquias, quer dizer no princípio e o término da vida temporal, para simbolizar que um cristão participa da luz de Cristo ao longo de todo seu caminho terreno, como garantia de sua incorporação definitiva à Luz da vida eterna.

Eis a Luz de Cristo -  Demos graças a Deus!

 

Design: www.precisouachou.com.br

©Copyright 2011 - LUZ DE CRISTO - Todos os direitos reservados.

Criação de Site Hospedagem de Site Divulgação de Site Publicidade na Internet